segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Você conhece Marcos Suzano?


Marcos Suzano é um dos mais conhecidos percussionistas brasileiros e um dos meus músicos preferidos. Minha admiração por ele começou em 2003, quando uma amiga me convidou para participar de um workshop ministrado por ele. O evento era uma das atividades do Circuito Cultural Banco do Brasil, que passou por Cuiabá em março daquele ano. 
Naquela época, confesso, eu não tinha a menor ideia de quem era Marcos Suzano. Já no começo do workshop ele falou um pouco de sua vida e dos artistas com os quais havia trabalhado: Marisa Monte, Lenine, Paulinho Moska, Gilberto Gil, Zizi Possi, entre outros. Na verdade, a minha estante estava repleta de cds produzidos com a participação do Suzano e eu nem sabia disso.
Saí do workshop impressionada. "Como alguém pode tocar com tanta desenvoltura?", pensava. Naquele dia, Marcos Suzano usou vários instrumentos de percussão, especialmente o pandeiro e o cajón. E para entender melhor o que quero dizer, confira um pouco do trabalho do Marcos:


O disco "Verde, anil, amarelo, cor-de-rosa e carvão", lançado pela Marisa Monte em 1994, é um prazer para os que gostam de percussão. Aliás, o Marcos Suzano toca na maioria das músicas desse cd, que também teve a participação de outro grande percussionista: Naná Vasconcelos. Uma das mais belas colaborações do Marcos para o cd "cor-de-rosa e carvão" foi em Segue o seco, em que ele toca berimbau.
Por essas e outras, viva a música brasileira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário