quinta-feira, 25 de março de 2010

Jornalismo ambiental e agronegócio


Esta postagem já devia ter saído do forno na semana passada, quando aconteceu o 3º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, mas outros compromissos me impediram de escrever antes. O evento começou no dia 18 de março e foi nesse mesmo dia que participei de uma oficina com Wilson da Costa Bueno. Professor aposentado pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Metodista da São Paulo (UMESP), ele é um dos grandes nomes do jornalismo científico no Brasil.

O tema da oficina realizada pelo professor Wilson foi "Jornalismo e Agronegócio". Ele fez questão de começar a atividade com algumas explicações sobre as atuais consequências do agronegócio no Brasil. Controle e monopólio dos recursos para a produção, degradação ambiental, uso intensivo de agrotóxicos, apropriação da água doce e destruição da biodiversidade são algumas dessas consequências.

Professor Wilson da Costa Bueno


Diante de práticas tão prejudiciais à sociedade, o Brasil só tem modificado suas ações a partir de restrições e embargos impostos por outros países. Neste aspecto, Wilson acredita que o jornalismo ambiental precisa ser estimulado a mostrar a realidade e conscientizar a população. Pessoas mais conscientes tornam-se também mais exigentes, especialmente com aquilo que consomem. E esta exigência pode forçar as empresas a buscar ações que tenham menos impacto negativo para a sociedade.

Wilson também lembrou que as fontes do jornalismo ambiental têm sido, geralmente, pesquisadores e empresários. "É preciso ouvir as pessoas comuns e valorizar o conhecimento tradicional", disse o professor. Para ele, essa é uma maneira de recuperar o papel social da mídia.

Durante a oficina, Wilson da Costa Bueno indicou um documentário, "O mundo segundo a Monsanto", que denuncia uma das maiores produtoras de transgênicos do mundo. O documentário foi produzido pela jornalista francesa Marie-Monique Robin.

2 comentários:

  1. Flor, e meu autográfo da Marina, nada né?! Hahaha
    Perdi esse congresso, hein...
    Bruna

    ResponderExcluir
  2. Oi, passei pra conhecer seu blog, e desejar boa tarde!!

    bjs

    aguardo sua visita :)

    ResponderExcluir